Prefeitura multa 801 bares em Bangu e Campo Grande
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013Os bares mais chiques e caros foram também os mais notificados pela Vigilância Sanitária. Em 2012, estabelecimentos de Copacabana e Ipanema lideraram o ranking da falta de higiene e alimentos vencidos, com 1.492 infrações aplicadas. Madureira, seguida do Centro da cidade, também entraram na classificação dos mais sujos.
De janeiro a novembro, a Vigilância emitiu 6.182 autos de infrações em bares e restaurantes. Do total, 805 interdições foram feitas: 190 na Zona Norte do RJ e 158 na Zona Sul. No bairro do Centro do Rio de Janeiro, 801 multas foram aplicadas, seguido da Zona Oeste (nos bairros de Bangu e Campo Grande), com 614 infrações.
Os bares mais limpos do ano foram os da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, com apenas 613 autos de infração. Cada multa custa até R$ 1.141 ao proprietário. Em toda a cidade, 26 toneladas de produtos foram inutilizados.
De acordo com o gerente de alimentos da Vigilância, Luiz Carlos Coutinho, a fiscalização foi reforçada devido ao excesso de reclamação dos consumidores, que ultrapassou 8 mil denúncias no atendimento da Prefeitura do Rio de Janeiro, o telefone 1746. “Graças aos consumidores, conseguimos flagrar muitas irregularidades e interditar bares que estavam em estado crítico”, explica Luiz Coutinho.
Os supermercados são classificados pela Vigilância como a “segunda dor de cabeça”. No ano passado, foram 1.080 infrações aplicadas, a maioria por promoção-relâmpago. Alimentos sem embalagem e com prazo de validade vencido foram os campeões das irregularidades nas grandes redes. “Em uma fiscalização encontramos pacotes de salsicha a R$ 1,99. Estava tudo impróprio para consumo e sem refrigeração adequada”, explica Luiz Coutinho.
As padarias e confeitarias também entraram no balanço da Vigilância, mas em escala menor, com 396 autuações, ao lado de mercearias, empórios e lojas de produtos naturais, com 415 infrações.
Em visita a quiosques, fiscalização inutilizou cinco quilos de sardinha
A orla da Zona Sul foi o alvo de inspeções ontem. Até as 14h, 24 técnicos da Vigilância Sanitária percorreram 90 quiosques para avaliar o estado de conservação dos alimentos. O principal problema detectado foi justamente o item mais cotado do cardápio: o peixe. Em alguns quiosques havia peixe limpo armazenado inadequadamente há vários dias. Mais de cinco quilos de sardinha foram descartados.
No início de dezembro, a mesma fiscalização foi realizada nas praias e multou 32 quiosques. As principais notificações foram pela falta de asseio e ausência de uniforme. Vinte e dois receberam intimação para cumprir exigências de higiene e 32 quilos de produtos vencidos foram recolhidos.
Para o carnaval, a inspeção promete ser ainda maior. A partir de 7 de janeiro, técnicos da Vigilância vão iniciar cursos para ambulantes e empresas terceirizadas em alimentação, com o objetivo de ensinar o manuseio correto dos produtos e adequá-los às normas de higiene.
Fonte: O Dia On Line